21 de março de 2010

Você é contra a extinção do sistema de cotas?

Você é contra a extinção do sistema de cotas?

Sim. O sistema de cotas só faz intensificar as diferenças.
Há coisas que as pessoas não percebem, ou não querem perceber, mas isto aumenta o número de jovens brancos que se sentem injustiçados. Sabem por que? Em suas cabeças eles se matam de estudar, tem despesas com cursos e preparatórios e, quando menos se espera, um candidato declarado negro, muito menos preparado, ocupa a vaga no curso pleiteado.

Falam em dívidas históricas para justificar o sistema de cotas mas não é assim que iremos pagá-la.

Na verdade, o que acontece é que daqui a pouco teremos que ter sistema de cotas também para conseguir um emprego. Alguém se ilude que em uma entrevista de emprego, se ficar comprovado que o candidato é cotista, muito provalvemente ele estará fora da seleção? Ninguém pensa nisto.
Alguém conhece algum cotista que tenha conseguido realmente um bom emprego, à sua altura e à altura do curso que fez? Provavelmente não e, se houver, é exceção.

Então, vamos acabar a hipocrisia. Quem é de estudar vai estudar, não tem jeito. Não precisa de artifícios. Não precisa de assistencialismo, de quem leh passe a mão na cabeça.
Vai lutar para sair do limbo, vai correr atrás, vai ser autodidata, vai buscar a informação, vai pegar livro emprestado, vai frequentar biblioteca, vai estudar até em banco de praça (tivemos um caso assim recentemente de um jovem muito bem sucedido apesar de ser muito, muito pobre).

O Governo tem que mudar a política de Educação preparando desde a infância todos os alunos: negros, pobres, brancos pobres, indígenas, de escolas públicas. Para que não cheguem a se tornar jovens já começando a vida querendo levar vantagens sobre os outros.
Hoje é a cor, amanhã é o lugar onde mora, depois, se é órfão e por aí vai.

Alguém tem dúvida que o sistema de cotas é usado por muita gente como o “velho jeitinho brasileiro para conseguir o que se quer?
Fora as distorções bizarras como foi o caso de dois irmãos gêmeos em que um foi aprovado para as cotas e o outro não. Vai entender.

Chega de hipocrisia e vamos combater o problema como tem que ser combatido: com Educação desde a base.
E tirar da cabeça de uma vez por todas esta tal de dívida histórica. Nós, pelo menos eu, não estou devendo nada a ninguém.
Virgínia Meirim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo post!
Virgínia Meirim