21 de abril de 2015

Nossos irmãos

PASSAPORTE PARA OS MUSEUS DO RIO

ANGELINA JOLIE MARAVILHOSA

Angelina Jolie - Pitt Kids!

Posted by Stylish Eve on Segunda, 30 de março de 2015

MOISÉS NAÍM

"Hoje, grupos de estudantes conseguem influir na situação política de um país, pequenas empresas recém-criadas podem...

Posted by Fronteiras Do Pensamento on Terça, 21 de abril de 2015

"Hoje, grupos de estudantes conseguem influir na situação política de um país, pequenas empresas recém-criadas podem mudar a forma de funcionamento de toda uma indústria. E o mundo está cada vez mais difícil para os monopólios e para os tiranos."
É o que afirma MOISÉS NAÍM, escritor venezuelano que foi editor-chefe da revista Foreign Policy por 14 anos e Diretor Executivo do Banco Mundial. Principal colunista internacional do El País, escreve também para os maiores veículos do mundo. Em entrevista para o curador do Fronteiras do Pensamento, Fernando Schüler, Naím fala sobre sua fé na ampliação da democracia.
➜ Leia, no fronteiras.com: http://goo.gl/6Sp8MD

DOM HÉLDER CÂMARA

Mais um texto gente!Imperdível essa lembrança de nosso querido Prof João Batista Herkenhoff.Hélder Câmara Beato ...

Posted by Ana Maria Lemos on Terça, 21 de abril de 2015


Hélder Câmara Beato
João Baptista Herkenhoff
A imprensa noticia que foi aberto, no Vaticano, o processo para a beatificação de Dom Hélder Câmara. A beatificação é o primeiro passo, antes da canonização. Realizada a beatificação, os fiéis, nas missas e nos atos religiosos, dirigirão suas preces ao beatificado invocando-o assim: Beato Hélder Câmara. Depois, com a canonização, o tratamento reverencial devido será: Santo Hélder Câmara.
Fico boquiaberto ao lembrar que apertei a mão de um beato, quando ele ainda vivia neste mundo. E mais que isto: falei com o beato.
Quanto estou às vésperas de marcar, no calendário, a oitava década de vida neste mundo, essas lembranças trazem-me conforto espiritual.
Meu último encontro com Hélder Câmara aconteceu no Recife, em 1997, dois anos antes da partida do beato em direção à morada definitiva, certamente mais confortável que a modesta morada que ele habitava, na periferia da capital de Pernambuco, onde era vizinho dos pobres e abandonados.
Quando tomou posse como Arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife, Dom Hélder habitou o imponente Palácio Episcopal. Mas não se sentiu bem nesse nobre endereço. Vendeu o imóvel e aplicou o dinheiro na construção de casas para os pobres. Decidiu morar na periferia que, ali sim, estaria junto daqueles que mais ele amava.
A primeira coisa que observei, ao chegar (os juízes aprendem a observar detalhes), foi a total falta de proteção na casa. Embora isto não fosse da minha conta, supus que era do meu dever admoestá-lo: Dom Hélder, o senhor anda falando coisas que não são do agrado dos poderosos. Será fácil praticar aqui um assassinato, sem deixar pistas. Ele respondeu com um gesto e uma frase. Curvou a cabeça e disse: Está vendo estes fios de cabelo que ainda restam? Não cai um único fio sem que Deus permita.
Eu respondi: o senhor é um homem de Fé, Dom Hélder. Minha Fé tem o tamanho de um grão de mostarda. Peço a Deus que este encontro com sua pessoa, que esta vinda a sua casa, aumente minha Fé. Fui atendido. Depois deste dia acreditei com muita mais força e vigor no Cristo de Dom Hélder Câmara.
Por que usei a expressão Cristo de Dom Hélder Câmara? Que Cristo é esse?
É o Cristo na visão do profeta Hélder. Não é o Cristo que fica dentro das igrejas. Não é apenas o Deus que se fez homem. É o Cristo que está nas periferias, nas prisões, nas filas quilométricas dos hospitais, nas filas do Bolsa Família, nos corredores dos fóruns pedindo Justiça. Foi a este Cristo Vivo, não ao Cristo histórico, foi a esse Cristo que Hélder Câmara dedicou sua vida.
João Baptista Herkenhoff é magistrado aposentado (ES), professor e escritor.
E-mail: jbpherkenhoff@gmail.com
Site: www.palestrantededireito.com.br
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/2197242784380520
É livre a divulgação deste artigo, por qualquer meio ou veículo, inclusive através da transmissão de pessoa para pessoa.

Take this quiz to find your ideal white wine.

Take this quiz to find your ideal white wine.

Posted by Food & Wine on Terça, 21 de abril de 2015

EDUARDO GALEANO

O império do consumo: esta ditadura da uniformização obrigatória impõe, no mundo inteiro, um modo de vida que reproduz os seres humanos como fotocópias do consumidor exemplar.

Posted by Pragmatismo Político on Segunda, 20 de abril de 2015

ENTENDENDO A NOVA ESCOLA PÚBLICA

Para entender como funciona a escola pública sem provas, turmas e disciplinas é preciso deixar de lado a visão tradicional de educação:

Posted by Pragmatismo Político on Segunda, 20 de abril de 2015

UTILIDADE PÚBLICA - REPELENTE NATURAL CONTRA A DENGUE

Utilidade pública! !

Posted by Marco Grove on Sexta, 17 de abril de 2015