26 de agosto de 2009

ACESSE TODOS OS CHATS EM UM SÓ LUGAR

Para acessar todos os chats num só lugar
Comunicadores universais como Meebo e IMO.im permitem entrar em vários sistemas de bate-papo a partir do mesmo ponto, pelo navegador ou por um programinha
Rio - No início era o IRC. Depois veio o ICQ e, finalmente, o MSN. Mudam as letras dos programas mais usados, mas o bom e velho bate-papo online (chat) continua o mesmo. O problema é que a ideia é tão boa que todo mundo quer ter o seu. Cada novo webmail ou rede social que apareça logo inventa um sistema de chat próprio. E a gente que se vire para dar conta das senhas e lembrar quem está em qual chat.

Leia também: Para instalar e papear

Para simplificar surgiram os chamados mensageiros universais. São programas que rodam no navegador, sem precisar instalar nada, ou que podem ser baixados e instalados no seu computador e que acessam várias redes de bate-papo numa só tacada. Windows Live Messenger (MSN). Google Talk, ICQ, Yahoo! Messenger, e até mesmo Facebook e Twitter, entre outras, ficam ao alcance de apenas um nome de usuário e senha. Separamos alguns que podem ser úteis no seu dia-a-dica, seja no trabalho, na lan house, no notebook ou no desktop de um amigo. E no smartphone, por que não?



Pidgin e Digsby acessam vários chats no computador e Fring, no smartphone


Um dos mais conhecidos e funcionais é o Meebo. Seu ponto franco é não dispor de tradução em português. Não é preciso instalar nada. Basta acessar o site, entrar com seu nome de usuário e senha para a rede desejada e acessar. Ele conecta MSN, Yahoo! Messenger, Google Talk, ICQ e AIM, além de mandar atualizações de status para o Facebook e o MySpace. Mais do que isso. Se você preferir, pode criar uma conta no Meebo e nela agrupar as demais. Ou seja, com a conta no Meebo você acessa todas as redes com um mesmo nome de usuário, sem precisar alterar os cadastros anteriores. Note-se que a conexão com o Facebook registra as mensagens como atualizações nos murais, como uma troca de recados no scrapbook do Orkut.

Contudo, se a tradução em português do Brasil for essencial, a boa é o IMO.im. O visual é um tanto espartano, mas isso não atrapalha. O site integra Live Messenger, Yahoo! Messenger, Google Talk, ICQ, MySpace, Facebook e, um diferencial, o Skype. Neste caso, a conexão vale tanto para o chat por texto quanto para conversas usando áudio e vídeo. O IMO.im também permite agrupar as contas. Os contatos, entretanto, são reunidos todos na mesma janela.

Há algumas opções de configuração. Você pode mudar o nome de identificação dos contatos e até classificá-los como favoritos, para que aparecem no topo da lista. Também é possível arrastar as janelas com as conversas e mudar a cor de fundo. De quebra, o serviço oferece, ainda em fase de testes, uma ferramenta para compartilhar fotos e outra para criar textos e desenhos em grupo. As imagens ficam armazenadas online e podem ser enviadas para seus contatos, inclusive pelo Twitter.

Alertas fora do navegador

Apesar de funcionarem originalmente pelo navegador, os serviços Meebo e IMO.IM dispõem de programinhas que podem ser instalados no computador para cumprir algumas tarefas interessantes enquanto o navegador estiver fechado, ou acessando outros conteúdos.

O Meebo Notifier, por exemplo, exibe alertas (previews) das mensagens que chegam, mesmo que o navegador esteja fechado. Se quiser entrar na conversa, basta clicar a mensagem para abri-la no site do Meebo. O programa também exibe alertas para e-mails que chegam pelo webmail, e da mesma forma não é necessário que o navegador esteja aberto.

Para quem usa o navegador Mozila Firefox, há um plug-in ainda em fase de testes, o Meebo Firefox Extention. Ele abre uma barra lateral no navegador para exibir os contatos. Se algum deles disparar uma mensagem, surge um alerta. Pode-se arrastar links direto para um contato para enviá-lo para o amigo correspondente, e até enviar conteúdo, como uma foto, por exemplo. O plug-in ainda está em desenvolvimento e apresenta alguns bugs. O IMO.im dispõe de um programinha semelhante para Windows, que requer o Net 2.0 Framework.

Angélica e Xuxa pagando de adolescentes...

Misericórdia!
Duas senhoras de idade, mães de filhos, pagando de "teens". Falta de autocrítica e de assessoria para impor limites ao vexame.
Não estaria na hora dessas senhoras descerem do palco para outras pessoas poderem brilhar também?
Coisa mais ridícula essas duas Forever Young. Deveriam ir morar em Neverland....

Tudo bem que o mistério de feiurinha trate de princesas com 35 anos. Mas a Xuxa já está com quase 50!
Faça as contas: eu era CRIANÇA, 10 anos de idade, e ela já dançava no Baile das Panteras no Monte Líbano quando "caiu no colo do Pelé".
Eu agora tenho 43 e ela não sai dos 44?????? Que conta é esta? Pelo amor de Deus!
Estas artistas precisam acordar para o fato que não adianta esconder a idade do público, se nós envelhecemos elas também, ora , ora.
Que seja o mistério de princesas de 35 anos. Mas que ela tem mais de 40, ah! isto tem. E fica ridícula falando e se vestindo como adolescente.
Xuxa, pede para sair. O seu tempo já foi. Foi com tudo.
Siga o exemplo daquele que te botou na vida, Pelé: "é melhor sair quando todos pedem para ficar do que ficar quando todos pedem para sair." Ou porque você acha que ela largou o futebol cedo?
Me engana, anjinho.

ESCOLAS AMEÇAM NÃO DESFILAR - QUE BOM!

Excelente medida. Já era a hora de se acabar com a hegemonia da LIESA e alegria dos bolsos de seus dirigentes.. Quanto às escolas.... se não quiserem desfilar não desfilem. Não há nada de novo no carnaval mesmo! Há anos que o desfile no sambódromo é a mesmíssima coisa, não muda nada. Se você assistir a um desfile, por exemplo da Beija-Flor de Nilópolis (que tem excelência em se repetir) nunca vai saber dizer com certeza o ano em que o desfile se realizou: porque todos os desfiles são exatamente iguais! Que venha a licitação e uma nova empresa com sangue novo para renovar esta coisa falida ou, na melhor das hipóteses, que esta coisa falida acabe de vez. No sambódromo, como na Natureza, nada se cria, tudo se copia.