28 de agosto de 2009

FÁBULA DA VACA JOGADA NO PRECIPÍCIO - Ainda sobre as obras do PAC

Um sábio passeava com seu discípulo. Caminharam grande distância quando encontraram um casebre miserável, caindo aos pedaços.
Na porta estava sentado um homem mal cuidado, magro, abatido e mascando um fumo ao lado de uma vaca também magra e abatida.
Ao seu redor corriam seus seis crianças (seus filhos) de olhar triste, mal nutridos, sujos e maltrapilhos. Sua esposa aparece na porta, também mal nutrida, suja e maltrapilha. O sábio aproxima-se e cumprimenta o homem perguntando:
_Como vocês conseguem sobreviver diante de tanta miséria?
Ao que o homem responde:
_Pois, é, né, seu moço? Nós tem aqui esta vaquinha que dá um pouquinho de leite. Daí que eu pego este pouquinho de leite e dou pras crianças. A mulher faz um pouquinho de queijo pra gente comer e assim vai dando para a gente viver....
_ As crianças não frequentam a escola?
_ Não, moço! Elas teriam que ir pra cidade e ninguém tem roupa pra isso não! Mas a gente vai vivendo por aqui conforme Deus quer.... e sua esposa concordou abanando a cabeça.
O sábio cumprimentou os dois despedindo-se. Quando já tinham se afastado um bom pedaço de chão, virou-se para o discípulo dizendo:
_Vá lá e atire aquela vaca no precipício.
_Mas, Senhor! Aquela vaca é tudo o que eles tem!
_Não me desobedeça.
E assim foi feito.
Passaram-se alguns anos e novamente caminhando, sábio e discípulo resolvem visitar aquela família de miseráveis. Entretanto, ao chegar no local não encontraram mais o casebre.
Em seu lugar, erguia-se uma bela casa, com um bela horta, criação de porcos e galinhas e forma recebidos por um homem forte, de fisionomia saudável e ativa que os reconheceu. Seus filhos acabavam de chegar da escola, alegres, corados, saudáveis e sua mulher servia o almoço.
O discípulo, então, pergunta sobre a família que morava ali e o homem responde que estava lembrado dos dois. Disse que no dia em que passaram por lá sua vaca sofreu um acidente, caiu no precipício e morreu.
Diante desta tragédia ele foi obrigado a ir à cidade arrumar trabalho para sustentar a família. Não poderia mais ficar à toa o dia inteiro esperando o leite da vaca. Precisou sair em campo para trabalhar e, aos poucos, o trabalho trouxe conquistas: escola para os filhos, alimentação adequada para a sua família e, principalmente, dignidade.
No fundo, agradecia a Deus por sua vaca ter morrido porque se não tivesse acontecido ele ainda estaria sentado na soleira da porta, mascando fumo e vendo a vida passar.
O discípulo olha para o sábio que sorri e ambos despedem-se daquela família desejando boa sorte.

JÁ ESTÃO RECLAMANDO DAS CASAS DO PAC

É o que eu falo: não se pode dar mole para pobre porque eles são de reclamar.
Sabe porque a conta de luz está alta? Porque antes não pagavam NADA, viviam na nossa aba.
Antes moravam em barracos com vala negra dentro da sala. Agora reclamam de infiltrações.....
Tem tanto homem à toa nestas ruelas das favelas soltando pipa, fumando maconha. Porque não vão à luta e consertam o que veio de graça?
Não há neste mundo nenhuma maneira de atender e satisfazer aos pobres. Eles reclamam de tudo.
Enquanto existir o cavalo São Jorge não andará a pé.
That's all.