31 de maio de 2013

SOBRE O USO DO RIVOTRIL

Acabei de ler um artigo absurdo sobre o uso do RIVOTRIL que compartilho o link com vocês aqui:

http://drluiseduardo.blogspot.com.br/2013/03/rivotril-clonazepam-destruindo-vidas.html


Abaixo o meu comentário:

Poucas vezes li algo tão absurdo quanto parcial em relação ao uso de um medicamento.
O médico autor do artigo que me perdoe, mas, cada caso sempre será um caso. Nem precisa ser médico para saber disto.
Sou paciente de RIVOTRIL há muitos anos, não vivo dopada, tenho vida produtiva, social, crio meus filhos e com o uso do RIVOTRIL pude superar muitas dificulkdades que atrapalhavam minhas tarefas cotidianas.
Trabalho em hospital, atendo a pacientes que muitas vezes, pela natureza dos sintomas, são encaminhados aos Serviços de Psicologia e Psiquiatria e, em conjunto com o RIVOTRIL e a terapia, tornam´se pessoas saudáveis e capazes de retomatr as usas vidas.
Ao que parece, o médico autor do artido quer gerar um pânico em torno da medicação porém, sem fundamentação científica.
Todo medicamento sempre será prejudicial se não for usado sob rigorosa orientação médica, até uma dipirona. É isto que precisa ficad esclarecido. E não colocar em pânico pessoas que buscam informações na internet e dão de cara com um absurdo destes.
ATT
Assistente Social Virginia.

Uma informação mais esclacededora a seguir (se o médico não apagar o meu comentário porém, já está publicado em meu próprio blog para que não se perca.

http://super.abril.com.br/saude/nacao-rivotril-587755.shtml

5 comentários:

  1. Sra Virginia. É feio mentir e denegrir as pessoas. De todos os links com evidências sobre o Rivotril, a Sra copiou apenas UM, de seu interesse, pra tentar difamar as informações factuais sobre a drogas, só porque a Sra a usa e o mais interessante é que a Sra NEM LEU o artigo que postou. Pois bem: ""Cerca de 80% das pessoas que usam benzodiazepínicos ficam dependentes em 2 ou 3 meses de uso", diz Anthony Wong, diretor do Centro de Assistência Toxicológica do Hospital das Clínicas, de São Paulo. "E a maioria tem sídrome de abstinência se o remédio for tirado de uma hora para outra."

    Em casos mais graves, a abstinência pode levar o paciente a uma internação. A pessoa pode ver, ouvir e sentir coisas que não existem, apresentar delírios (como ser perseguida por extraterrestres), agitação, depressão, apatia, entre outros sintomas. E para cortar a dependência? "O paciente precisa querer parar. Há drogas que tratam os sintomas da abstinência em no máximo 4 semanas", afirma Carlo Hubner, da PUC. Livrar-se do Rivotril é duro porque é preciso enfrentar todos os fantasmas de que o paciente queria se livrar quando buscou o remédio. Afinal, o remédio só esconde os problemas. Eles continuarão lá, à espera de solução. O verdadeiro adeus é o momento em que se aprende a lidar com a ansiedade. Sozinho. Ou talvez com uma passadinha rápida na praia. Pensando no namorado. Ou com a ajuda daquela lasanha (bem gorda).



    Para saber mais

    Goodman & Gilman
    Laurence Brunton, John Lazo, Keith Parker, Artmed, 2010. "

    Isto está aí no link que a Sra copiou.
    De qualquer maneira, por bem ou mal, pode promover meu blog que tem muito mais informações a respeito de muitos transtornos, onde pratico minha missão de CUIDAR de pessoas, principalmente os que querem e precisam, estando em situação de vulnerabilidade. E tenho credenciais técnicas pra isto.
    E também sou EXEMPLO e responsável !
    Já a Sra, tenho minhas dúvidas quanto a sua publicidade e promoção sobra a prática da DOUTRINA ESPÍRITA, pois cada um dá o AMOR que tem pra dar...
    Um dos meus melhores professores psiquiatras é um médico famoso dentro da doutrina e garanto que entende toda concepção sobre a problemática desta droga no Brasil e a necessidade de informar e tratar os que sofrem, como eu vejo diariamente e ATUO.
    Mas também sei que sempre aparecerão empecilhos, situações ou pessoas como a Sra pra JOGAR CONTRA, só pra justificar de modo egoísta o que é bom pra si, ou pra vizinha ou pro jornaleiro da esquina. A realidade é Maior.

    ResponderExcluir
  2. Prezado Senhor,
    Uso o remédio há anos e nunca apresentei qualquer dos sintomas acima descritos, neste ou em qualquer outro site que me apresentem, mesmo quando fiquei tempos sem usar.
    Nada de crises de abstinência, vozes, alucinações, internações, NADA.
    Volto a dizer: o problema não é o remédio em si mas a maneira como é administrado de forma incorreta e sem supervisão por profissionais responsáveis..

    Vale dizer que o RIVOTRIL não é o Santo Graal. Ele é mero coadjuvante de um tratamento que envolve, além de sua prescrição, a psicoterapia e os exames de sangue para dosagem de lítio, estes sim, importantes e definitivos para superação das dificulodades e a recuperação de uma vida normal.

    E por favor abstenha-se de envolver a Doutrina Espírita no tema, não envolva a minha crença, respeite-a acima de tudo porque uma coisa não tem nada a ver com a outra.

    O seu discurso é fraco, incoerente e prórprio de quem nunca esteve do outro lado da questão.;

    Nunca sai pela vida prescrevendo RIVOTRIL para vizinhos, jornaleiros ou quem quer que seja.. Extremamente infeliz esta sua abordagem. Desnecessária e ilógica.

    Médicos não saó deuses, suas teses, teorias, pesquisas e opiniões nos tempos de hoje, com o que se vê por aí, são tão questionáveis quanto perigosas.
    ATT
    Virginia

    ResponderExcluir
  3. boa noite..sou usuaria do rivotril ha anos..mas quero parar...meu medico baixou de 2 mg para a,5..estou me sentindo pessima..mas eu preciso e quero parar...aó quero saber quanto tempo leva para meu organismo se acostumar sem a droga?...tem dias qe me sinto um lixo..credo..mas quero ajuda de vcs..obrigada..mais um detalhe..as pessoas que aqui estão tomam este remedio ha quanto tempo???..Grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha prezada, bom dia!

      Sua pergunta é de cunho médico e como tal só pode e DEVE ser respondida pelo seu médico assistente. É com ele que você deve falar sobre estes sintomas a fim de que ele tenha parâmetros para controlar a suspensão do medicamento.
      A única coisa que posso dizer a você é que não siga as orientações de terceiros via internet vindas de pacientes e de sites muitas vezes de origem duvidosa.
      Cada caso é um caso, cada paciente é um paciente, as reações à suspensão do medicamento são distintas e como tal devem ser tratadas. O que é bom para um pode não ser para outro. Não se auto medique nem siga orientações de pessoas, médicos ou pacientes, que não conhecem sua patologia.
      Lamento não poder ajudá-la mas isto não é um site médico e, ainda que fosse, médico algum que tenha um mínimo de bom senso e responsabilidade vai orientá-la.
      Converse com o seu médico para que ele faça os ajustes necessários. Este é o caminho.
      Abraços fraternos,
      Vi Meirim

      Excluir
  4. Olá,

    Minha mãe começou a usar rivotril e se sente mais calma. Mas ela está estranha. Sente calafrios, panico e diz que sente dor no coração.

    Ela acha que vai morrer. Alguém tem uma experiencia como esta para me falar o que devo fazer?

    obrigada

    ResponderExcluir

Obrigada pelo post!
Virgínia Meirim