24 de setembro de 2009

O respeito às diferenças

Primeiro quero deixar claro uma coisa: NÃO sou fumante. Agora posso dizer o que penso sem que pareça favoritismo.
Não se pode tomar decisões, e muito menos aprovar leis, no calor da euforia.
É preciso ver além, ver o que atitudes radicais como esta podem ter como consequências para o Estado e para a população.
Não se trata apenas de fumar ou não fumar. A questão é bem mais ampla. É oreciso saber se ela valerá para todos incondicionalmente. Não vai e isto é fato.
Vamos ver alguns exemplos:
O verão está chegando e com ele os ensaios das escolas de samba.
Quem vai proibir ou coibir ou impedir o cigarro dentro das quadras das escolas de samba onde também frequentam crianças e idosos?
Quem vai encarar a máfia do samba que é comandada pela máfia do tráfico e ordenar que se apague os cigarros? Quem tem peito?
Quem vai encarar os fumantes no carnaval dentro do sambódromo, arquibancadas e nos camarotes de turistas, famosos e que tais? Onde, por exemplo, muitos policiais participam da festa?
Quem vai ter peito para proibir o uso do cigarro nos blocos de carnaval? Alguns blocos são tão lotados que acabam funcionando com ambientes fechados. Um Bola Preta, por exemplo...
Quem vai proibir o uso do cigarro dentro dos quartéis e das corporações militares? quem?
Quem vai impedir o cigarro dentro dos presídios e até.....dentro da própria ALERJ, do Senado e da Câmara dos Deputados??? Político fuuuuuuuuuma! Vocês não tem noção!
Pois é.
Então não dá, amigo. Ou vale para todo mundo ou flexiona para atender aos que, dentro de uma democracia, tem o direito de fumar.
O que eles não tem direito é de jogar a fumaça na nossa cara nem nos obrigar a respirá-la. Mas isto não tira o direito de serem tratados com respeito.
Eles não devem fumar pertos de nós porém, eles tem sim o direito de fumar quando quiserem. UMA VERDADE NÃO EXCLUI A OUTRA.
Se estiverem em lugares destinados a esta prática que façam o que quiserem com os seus pulmões. Mas não é certo tratar os fumantes como quase criminosos, humilhando-os.
Agora, caindo na real, vai ter que ser muito macho para encarar determinadas áreas comandadas pelo bicho, pelo tráfico ah! isso vai...
Quem acaba sofrendo sanções são os comerciantes honestos e a população que cada mais se vê privada dos seus já tão poucos prazeres.
Estou sentindo um cheiro de ditadura no ar?

Pois é... enquanto vocês aqui metem a maior banca contra os fumantes (quanta coragem protegida pelo anonimato), os políticos botam a banca em cima de vocês sem a menor vergonha na cara.
Abram os olhos e vejam quem realmente está ferrando vocês.
Abraços fraternos,
Virgínia Meirim – a que não fuma mas sabe respeitar o direito alheio.