26 de agosto de 2009

ACESSE TODOS OS CHATS EM UM SÓ LUGAR

Para acessar todos os chats num só lugar
Comunicadores universais como Meebo e IMO.im permitem entrar em vários sistemas de bate-papo a partir do mesmo ponto, pelo navegador ou por um programinha
Rio - No início era o IRC. Depois veio o ICQ e, finalmente, o MSN. Mudam as letras dos programas mais usados, mas o bom e velho bate-papo online (chat) continua o mesmo. O problema é que a ideia é tão boa que todo mundo quer ter o seu. Cada novo webmail ou rede social que apareça logo inventa um sistema de chat próprio. E a gente que se vire para dar conta das senhas e lembrar quem está em qual chat.

Leia também: Para instalar e papear

Para simplificar surgiram os chamados mensageiros universais. São programas que rodam no navegador, sem precisar instalar nada, ou que podem ser baixados e instalados no seu computador e que acessam várias redes de bate-papo numa só tacada. Windows Live Messenger (MSN). Google Talk, ICQ, Yahoo! Messenger, e até mesmo Facebook e Twitter, entre outras, ficam ao alcance de apenas um nome de usuário e senha. Separamos alguns que podem ser úteis no seu dia-a-dica, seja no trabalho, na lan house, no notebook ou no desktop de um amigo. E no smartphone, por que não?



Pidgin e Digsby acessam vários chats no computador e Fring, no smartphone


Um dos mais conhecidos e funcionais é o Meebo. Seu ponto franco é não dispor de tradução em português. Não é preciso instalar nada. Basta acessar o site, entrar com seu nome de usuário e senha para a rede desejada e acessar. Ele conecta MSN, Yahoo! Messenger, Google Talk, ICQ e AIM, além de mandar atualizações de status para o Facebook e o MySpace. Mais do que isso. Se você preferir, pode criar uma conta no Meebo e nela agrupar as demais. Ou seja, com a conta no Meebo você acessa todas as redes com um mesmo nome de usuário, sem precisar alterar os cadastros anteriores. Note-se que a conexão com o Facebook registra as mensagens como atualizações nos murais, como uma troca de recados no scrapbook do Orkut.

Contudo, se a tradução em português do Brasil for essencial, a boa é o IMO.im. O visual é um tanto espartano, mas isso não atrapalha. O site integra Live Messenger, Yahoo! Messenger, Google Talk, ICQ, MySpace, Facebook e, um diferencial, o Skype. Neste caso, a conexão vale tanto para o chat por texto quanto para conversas usando áudio e vídeo. O IMO.im também permite agrupar as contas. Os contatos, entretanto, são reunidos todos na mesma janela.

Há algumas opções de configuração. Você pode mudar o nome de identificação dos contatos e até classificá-los como favoritos, para que aparecem no topo da lista. Também é possível arrastar as janelas com as conversas e mudar a cor de fundo. De quebra, o serviço oferece, ainda em fase de testes, uma ferramenta para compartilhar fotos e outra para criar textos e desenhos em grupo. As imagens ficam armazenadas online e podem ser enviadas para seus contatos, inclusive pelo Twitter.

Alertas fora do navegador

Apesar de funcionarem originalmente pelo navegador, os serviços Meebo e IMO.IM dispõem de programinhas que podem ser instalados no computador para cumprir algumas tarefas interessantes enquanto o navegador estiver fechado, ou acessando outros conteúdos.

O Meebo Notifier, por exemplo, exibe alertas (previews) das mensagens que chegam, mesmo que o navegador esteja fechado. Se quiser entrar na conversa, basta clicar a mensagem para abri-la no site do Meebo. O programa também exibe alertas para e-mails que chegam pelo webmail, e da mesma forma não é necessário que o navegador esteja aberto.

Para quem usa o navegador Mozila Firefox, há um plug-in ainda em fase de testes, o Meebo Firefox Extention. Ele abre uma barra lateral no navegador para exibir os contatos. Se algum deles disparar uma mensagem, surge um alerta. Pode-se arrastar links direto para um contato para enviá-lo para o amigo correspondente, e até enviar conteúdo, como uma foto, por exemplo. O plug-in ainda está em desenvolvimento e apresenta alguns bugs. O IMO.im dispõe de um programinha semelhante para Windows, que requer o Net 2.0 Framework.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo post!
Virgínia Meirim